Primeira etapa do processo mapeia o número de vagas para escolas públicas.
A Chamada Escolar 2019 já reúne mais de 48,8 mil inscritos no Amapá. Quem ainda não se inscreveu tem até sexta-feira (7) para o preenchimento dos dados que acontece pela internet e também no modo presencial. O processo é para garantir uma vaga na rede de ensino municipal ou estadual.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a Chamada Escolar mapeia o número de inscrições feitas em Macapá e Santana para as escolas da rede pública. A intenção é que o governo e as prefeituras tenham informações para reordenarem os recursos voltados para atender os alunos.
Com esses dados, a Seed explica que é possível fazer um planejamento para administrar a demanda, como ampliações, locações e adaptações de prédios, reformas de escolas, lotação de pessoal técnico/docente e de apoio, além da aquisição de novos mobiliários e equipamentos, dentre outros.
Segundo a coordenadora de educação básica e profissional da Seed, Lucene Rodrigues, o número atual, mesmo ainda não finalizado, está dentro das expectativas da pasta responsável.
“Os números estão de acordo com as expectativas e, esse ano, estamos com 48.847 já inscritos. A partir de agora, nós temos que trabalhar para o reordenamento conforme esse número. Vamos iniciar o processo na sexta-feira (7), quando encerra o prazo da Chamada”, disse.
Devem participar os alunos que estão concluindo o 2º período da educação infantil; 5º e o 9º ano do ensino fundamental e, que já se encontram matriculados nas redes de ensino públicas e privadas em 2018 e que desejam entrar no sistema público de ensino em 2019. O processo também se destina àqueles que necessitam mudar de escola.
Saiba como fazer a chamada escolar:
On-line
O preenchimento de formulário pela internet é obrigatório para interessados em escolas públicas estaduais e municipais de Macapá e Santana e nas escolas estaduais em Laranjal do Jari, Porto Grande, Mazagão, Tartarugalzinho e Ferreira Gomes.
A chamada é feita através do endereço www.escolapublica.ap.gov.br, de qualquer lugar com acesso à internet, até mesmo pelo celular.
Para quem não tem acesso à internet, foram disponibilizados os seguintes postos com atendimento das 8h às 11h30 e das 14h às 17h:
- Unidades Super Fácil
- Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josiete Oliveira Barroso (Cepajob) – Av. Maria Quitéria, nº 316, bairro Buritizal, Macapá;
- Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) – Av. Antônio Coelho de Carvalho, nº 1198, bairro Central, Macapá;
- Escola Estadual (E.E.) Tiradentes – R. Santos Dumont, nº 128, bairro Santa Rita, Macapá;
- E.E. Gabriel de Almeida Café – Av. Fab, nº 91, bairro Central, Macapá;
- E.E. José do Patrocínio – R. Vila Operária, distrito da Fazendinha, Macapá;
- E.E. General Azevedo Costa – Av. José Antônio Siqueira, bairro Laguinho, Macapá;
- E.E. Profª Benigna Moreira Sousa – R. Raul Monteiro Valdes, nº 1500, bairro Novo Buritizal, Macapá;
- E.E. Prof° José Ribamar Pastana – Av. Palmira Miranda Andrade, nº 540, bairro Remédios, Santana;
- E.E. São Paulo – Av. São João Apóstolo, nº 2384, bairro Paraíso, Santana;
- E.E. Profº Rodoval Borges – Tv. L 8, bairro Fonte Nova, Santana;
- E.E. Joanira Del Castillo – Tv. Pedro Teixeira, nº 194, bairro Nova Brasília, Santana;
- E.E. Elizabeth Picanço Esteves – Av. das Nações, nº 193, bairro Hospitalidade, Santana;
- E.E. Profº José Barroso Tostes – Av. Sete de Setembro, nº 186, bairro Central, Santana.
Presencial
Já para os interessados em estudar nas escolas estaduais dos municípios de Oiapoque, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Amapá, Cutias, Itaubal, Pracuuba e Serra do Navio, a chamada escolar acontece através do preenchimento de formulário impresso diretamente na escola.
Entretanto, o aluno que moram nesses municípios e que desejam estudar em outras localidades do estado deverão fazer a Chamada Escolar on-line.
Para preencher o formulário da Chamada Escolar on-line ou presencial serão obrigatórios os seguintes documentos e dados:
- Certidão de nascimento (estudante);
- CPF (do estudante e do responsável);
- Carteira do SUS (do estudante);
- E-mail (do estudante maior de idade e/ou do responsável);
- RG (do responsável);
- Comprovante de residência (do responsável).
Fonte: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2018/12/05/a-dois-dias-do-prazo-chamada-escolar-2019-tem-mais-de-488-mil-inscritos-no-ap.ghtml