Prevenção é o melhor caminho para cuidar da saúde do coração. Hipertensão é uma doença silenciosa, por isso é importante medir sua pressão regularmente com um profissional de saúde. Com a mediação adequada, alimentação e hábitos saudáveis, é possível viver com mais qualidade.
Conheça seus números, informe-se e saiba como evitar.
Consulte um profissional de saúde regularmente: somente o seu médico pode indicar o melhor tratamento.
Consuma menos sal: evite alimentos prontos e fique atento na quantidade de sódio dos produtos.
Alimente-se de forma saudável: como frutas, legumes e peixes. Evite frituras e embutidos.
Faça atividades físicas periódicas: 30 minutos por dia contribuem para a saúde.
Controle seu peso, não fume e evite o stress.
Acompanhe seu colesterol e diabetes, eles também colocam em risco seu coração.
E para aqueles que já fazem tratamento, tome a medicação corretamente conforme orientação médica. A hipertensão pode aumentar o risco de infarto, derrame, demência, insuficiência renal e cegueira.
Comemorado em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial dá espaço para que números alarmantes sejam discutidos na saúde pública brasileira.
Doença crônica de alta prevalência no Brasil e no mundo, a hipertensão arterial é um dos grandes desafios da saúde pública. Uma verdadeira epidemia.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 32,5% da população brasileira são hipertensos. No entanto, por se tratar de um problema silencioso e de diagnóstico tardio, estima-se que grande parte das pessoas com pressão alta sequer sabe que tem a doença.
Para mais informações, acesse:
prevencao.cardiol.br ou prevencao.sbc