Equipe de enfermagem obstétrica é preparada para incentivar o calor humano do bebê com a mãe momento do nascimento.
A Maternidade Bem Nascer de Macapá conta com atendimento de multiprofissionais que incentivam o contato pele a pele entre a mãe e o bebê, instantes após o nascimento.
De acordo com a médica obstetra Claudia Andrade, estudos e a rotina de trabalho comprovam como é importante esse contato imediato entre mãe e o recém-nascido.
“É nítido como a criança fica calma com o contato, momentos antes ela está dentro da barriga e em instantes já está em um mundo novo, o choro é natural e o colo da mãe faz toda diferença para esse vinculo inicial” explica a médica.
Dando ênfase a campanha Janeiro Branco, mês dedicado aos cuidados com a saúde mental e emocional, a profissional também esclarece sobre casos de depressão pós-parto, onde a equipe detecta os sintomas e prontamente aciona o serviço social e psicológico da unidade.
“No puerpério pode acontecer da mãe negar o contato com o filho, respeitamos esse momento, que geralmente é possível identificar antes do parto e prontamente o serviço de psicologia entra em ação para que tudo seja no tempo da mãe” ressalta Claudia.
Thiago Levi nasceu na manhã do dia 11 e prontamente foi para o colo da mãe Larissa Leão, 20 anos, acalmando o choro assim que sentiu a mãe.
A equipe de profissionais é totalmente capacitada para preparar esse momento de acolhimento entre mãe e filho, que só não acontece se houver algum tipo de adversidade durante o nascimento, pois é necessário que o bebê seja encaminhado para atendimento especializado.